Votos de casamento: saiba o que são e veja 5 formatos para se inspirar

No post de hoje, você verá os formatos de votos de casamento mais comuns e que se adaptam facilmente aos mais variados tipos de cerimônias. Essa parte da celebração deve ter a sua atenção, afinal, ele é o ápice de qualquer casamento.

A ideia por trás da criação deste artigo é que você não precise inventar do zero as palavras principais do grande dia. Como veremos, há tanto ideias tradicionais de votos de casamento — ligadas a religiões específicas — quanto propostas mais ousadas.

Leia até o fim e inspire-se, para tornar o seu casamento algo ainda mais significativo e emocionante para os noivos e todos os convidados! Afinal, todo mundo vai se lembrar dessas palavras, concorda?

O que são votos de casamento?

Trata-se do momento ápice das cerimônias de casamento, em que os noivos realizam a famosa promessa de vida, amor e dedicação um para o outro.

Para tal, há inúmeras opções, que vão do tradicional “prometo amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza” a outras mais ousadas. Seja como for, é por meio dos votos que os nubentes comunicam a todos os presentes sua intenção de dividirem uma vida.

O momento dos votos de casamento é, sem dúvida, um dos mais significativos da cerimônia, assim como o mais íntimo para noivo e noiva. Afinal, é nessa hora que ambos professam seu amor na forma de votos para uma vida juntos, oficializando a união e expressando seu amor, expectativas e sonhos.

Como acontecem os votos de casamento?

Embora quase todos consigam rememorar alguma vez em ouviu os votos no casamento, pode ser que você estivesse prestando atenção em outros detalhes da cerimônia na hora.

Então, vale a pena explicar sua estrutura: a partir da abertura realizada pelo celebrante de casamento, os nubentes tomam a palavra e explicam a todos os presentes como será a vida do novo casal.

Esse momento funciona, para além da comunicação dos sentimentos de cada um dos noivos, como a base contratual e formal dessa união que está sendo estabelecida.

Votos de casamento: 5 exemplos para se inspirar

É fato que existem inúmeras possibilidades para esse momento. Apesar da possibilidade de inovar, sempre há casais que preferem apostar em votos mais tradicionais. Diferenciando-se ou louvando a tradição que a prática representa, foi para inspirar você que este artigo surgiu.

Então, vale a pena conhecer algumas opções mais ou menos convencionais. São votos utilizados em diferentes culturas ao longo do tempo, mas também adaptados ou improvisados para cerimônias modernas e inesquecíveis.

Vale destacar que, embora seja possível adaptar e recriar os votos, há crenças e princípios que transcendem o tempo nos votos consagrados. São promessas atemporais de amor, fidelidade, compromisso, companheirismo e honestidade.

1. Os votos espontâneos

É bem provável que você já tenha visto uma cerimônia em que os noivos fizeram um voto totalmente espontâneo. Esse tipo de opção demanda um pouco de autoconfiança e pode não expressar, de fato, tudo aquilo que os noivos planejaram para o momento, já que o nervosismo influencia.

Apesar disso, é uma excelente opção, principalmente para quem se expressa bem verbalmente ou não liga muito para as convenções. Sugiro que você planeje, mesmo que mentalmente, o que gostaria de dizer, pelo menos em linhas gerais.

Costumo sugerir esse modelo de votos para os casamentos na praia, ou mesmo para os Elopement Weddings, por achar que ele combina com a aura descontraída dessas cerimônias.

2. Votos de casamento personalizados

De certa forma, os votos espontâneos são personalizados, uma vez em que há liberdade para os noivos decidirem o que vão dizer, ainda que de improviso.

A personalização dos votos existe para quem não se identifica com os votos de casamento tradicionais (ou quer fazer um casamento religioso com efeito civil) como é o caso do judaico, católico, protestante, muçulmano e tantos outros, eternizados por religiões muito antigas.

3. Votos escritos

Se optar pelos votos espontâneos parece assustador, não se preocupe. Uma alternativa muito utilizada pelos casais consiste na realização dos votos escritos, nos quais ambos escrevem o que desejam expressar para seu par e lêem suas anotações durante a cerimônia.

É uma excelente forma de garantir que os tópicos mais importantes da mensagem sejam transmitidos, mesmo que você fique ansioso ou ansiosa no momento.

4. Repetir o que o celebrante de casamento propõe

Essa opção é vantajosa por ter um nível de dificuldade praticamente inexistente. Tudo que os noivos têm a fazer é repetir o que o celebrante de casamento lhes disser.

Obviamente, as palavras do profissional são determinadas de acordo com o tipo de casamento em questão (por exemplo, se é uma cerimônia nos moldes católicos ou protestantes) e passam pela aprovação dos noivos.

5. Um simples “sim”

Nesse tipo de voto o celebrante pergunta se os noivos aceitam-se “de livre e espontânea vontade, prometendo amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”. Ambos respondem apenas que sim.

É uma boa opção e nunca falha para quem está indeciso. Afinal, a ideia é que os votos permitam que o casal fique à vontade, e isso só será possível se for escolhido o modelo adequado para ambos, que muitas vezes é também o mais simples.

Com este conteúdo, espero que você tenha se inspirado. Meu intuito, como disse no início, é que fique mais fácil determinar quais são seus votos de casamento — ou mesmo personalizar uma proposta, tomando algum desses como ponto de partida.

Como você deve ter reparado, o celebrante de casamento tem papel fundamental na escolha e, em alguns casos, até na execução dos votos. Por isso, coloco-me à disposição para ajudar os nubentes a determinar os seus.

Se quiser tirar alguma dúvida ou contratar meus serviços, não deixe de entrar em contato comigo pelo meu site. Estar presente no momento mais importante da vida dos casais é o meu ofício!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *