Elopement Wedding ou Destination Wedding? Entenda as diferenças

Com certeza, o casamento tradicional tem suas vantagens, mas tem se tornado cada vez mais comum celebrações mais criativas e diferenciadas. Hoje, vou realizar um comparativo entre duas delas: Elopement Wedding e Destination Wedding.

Assim, você, que gostaria que o grande dia fosse também único, pode escolher a melhor opção (e também aquela que cabe no seu bolso). A ideia é ter liberdade e alternativas para celebrar a união no amor, seja ela na companhia de muitos convidados ou feita de uma forma mais reservada.

Continue a leitura deste artigo, entenda o que esses dois tipos de celebração têm a oferecer e os prós e contras de cada uma. No final, vou falar um pouco também sobre o papel do celebrante de casamento em ambas.

O que é Elopement Wedding?

Talvez, o exemplo mais comum de Elopement Wedding seja o casamento na praia. No entanto, a cerimônia próxima ao mar está longe de ser a única alternativa para quem quer se casar dessa forma. A expressão elopement wedding, em inglês, significa “casamento em fuga”.

Calma, eu sei que você não está fazendo nada na surdina nem fugindo da sua família para se casar. Com o tempo, essa expressão mudou de significado, adquirindo a conotação de um casamento reservado, ou mesmo secreto.

Ou seja, o Elopement Wedding é aquele em que apenas os noivos estão presentes, ou no máximo, uns pouquíssimos convidados.

Embora seja muito comum que os noivos realizem esse tipo de cerimônia em locações distantes de casa, em tese ela pode ser em qualquer lugar. O elopement não se relaciona a onde o casamento acontece, mas a como ele é realizado.

O que é Destination Wedding?

O Destination Wedding está impregnado da empolgação, mistério e deslumbre das viagens que fazemos. Nessa modalidade de cerimônia, os noivos escolhem locações fora de suas cidades (ou mesmo países) natais para se casarem.

Via de regra, há sim convidados presentes, o que faz da opção algo um pouco mais complicado do ponto de vista da organização e também caro. É preciso pensar na logística dos fornecedores, hotéis e traslado para receber os convidados.

Repare que, enquanto o Elopement Wedding carrega uma ideia de algo secreto ou reservado, o Destination Wedding está mais para uma visão turística do casamento (em praias, parques, fazendas, cidades históricas ou qualquer outro lugar que a imaginação do casal e suas possibilidades financeiras permitirem).

Quais são as diferenças entre ambos?

Agora que você entendeu o conceito por trás de cada opção, vale a pena detalhar melhor. Até porque, se Elopement Wedding e Destination Wedding são parecidos do ponto de vista da ideia da cerimônia, sua logística e organização são muito diferentes.

Veja as três diferenças principais para nunca mais confundir esses dois tipos de cerimônias.

O Elopement Wedding é intimista

Casar-se dessa forma pode ser, inclusive, absurdamente econômico. Para que um Elopement Wedding aconteça, bastam os noivos e um juiz de paz ou celebrante.

Dependendo da locação escolhida, é conveniente pedir autorização e evitar desconfortos ou dores de cabeça em cima da hora. Locais públicos, por exemplo, quase sempre exigem alvará para que a cerimônia aconteça, por menor que ela seja.

O acesso a esse tipo de documentação costuma ser burocrático e pode demorar um pouco. Então, antecipe-se a esses problemas.

O Destination Wedding é fora da cidade ou país

O Elopement Wedding pode acontecer em qualquer lugar, até mesmo em um parque perto da sua casa. Agora, quando falamos do Destination Wedding, o fato de ter que se realizar necessariamente durante uma viagem complica um pouco as coisas.

No entanto, levar seus convidados a cidades exóticas é algo que, com certeza, vai marcar as vidas deles e também o rito de união do casal. Essa empolgação de uma cerimônia diferente e incrível é o que justifica todo o trabalho a mais.

Desde destinos longínquos até opções turísticas próximas de casa, o que não faltam são alternativas para realizar o Destination Wedding. Sugiro que, caso seja essa a sua escolha, que comece a organizar a cerimônia com muito cuidado e antecedência.

A necessidade de alvará que descrevi acima também é necessária para esta modalidade, desde que ela não vá se realizar em uma igreja ou templo.

O Destination Wedding dá mais trabalho

Então, você já deve ter entendido que o Destination Wedding tem a função de agradar convidados e noivos, o que faz dele a opção mais trabalhosa e também empolgante.

O Elopement Wedding, por sua vez, cumpre a função apenas de registrar um momento importante para os noivos. É um pequeno ritual que marca a consumação simbólica do gesto matrimonial para ambos.

O papel do celebrante nos dois tipos de casamento

Em ambos os casos, você vai precisar de um celebrante de casamento. Ou seja, vai ser necessário alguém para conduzir a cerimônia, dando relevo aos valores importantes para o casal e comunicando esses valores na forma de um discurso inspirador.

Nesse sentido, vale a pena falar do casamento religioso com efeito civil, uma opção para quem quer juntar a cerimônia religiosa aos trâmites do casamento em cartório.

Também nesse ponto a ajuda do celebrante é indispensável. Recomendo que opte por alguém com autoridade religiosa, uma vez que esse é um dos critérios para que ele seja considerado apto para atuar substituindo um juiz de paz na sua cerimônia.

E, se você for católico ou católica, tenha em mente que os padres não são autorizados a realizarem cerimônias fora de suas paróquias. Nesse caso, contratar um celebrante é indispensável.

Espero que este artigo tenha ajudado a tirar todas as suas dúvidas sobre Elopement Wedding e Destination Wedding. Como você deve ter notado, não há motivos para confusão, já que trata-se de duas modalidades bem diferentes.

Se estiver pensando em realizar alguma delas e quiser tirar suas dúvidas comigo, não deixe de entrar em contato. Estou apto a realizar a cerimônia de casamento religioso com efeito civil, e posso ajudar em tudo que for necessário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *