Você sabe o que é Destination Wedding? Entenda tudo a respeito!

No momento em que escrevo este artigo, é possível dizer que o Destination Wedding tornou-se mais que uma tendência: hoje, ele está na moda. No entanto, muita gente acha que trata-se de uma forma cara e trabalhosa de se casar, o que não é verdade!

Com um pouco de criatividade e antecipação, esse tipo de cerimônia pode ser econômica e inesquecível. Então, para desfazer os mitos sobre o assunto que confundem tantos noivos, vou falar em detalhes sobre ele no artigo de hoje.

Continue a leitura e entenda o que é Destination Wedding e como funciona. Veja, ainda, uma ótima sugestão de localidade para realizar o seu casamento, além de alguns exemplos de cerimônias de famosos que ocorreram dessa forma.

O que é Destination Wedding e como funciona?

Há alguns dias, escrevi um conteúdo falando sobre o casamento na praia. O que muita gente não sabe é que casar-se próximo do mar, na areia, em clima reservado, já é um tipo de Destination Wedding. Mas calma, ambos não são a mesma coisa.

A expressão destination wedding, se traduzido ao pé da letra, quer dizer algo como “casamento com destino”. Ou seja, trata-se do ato de realizar a cerimônia fora dos lugares convencionais onde ela aconteceria.

Sendo assim, qualquer celebração fora da igreja, do cartório ou de um salão de festas já poderia ser considerada como tal. No entanto, para caracterizar perfeitamente um Destination Wedding, costumamos nos referir a casórios em destinos turísticos.

Alguns exemplos famosos de Destination Wedding

Ou seja, a ideia é realizar a cerimônia fora da sua cidade, ou mesmo em outro país.

Para os noivos, isso parece sempre algo muito atrativo, sobretudo os que consideram os casamentos convencionais muito tradicionais ou entediantes. O simples fato de acontecer em outro lugar faz do grande dia algo especial, empolgante e inesquecível.

O mais comum é vermos famosos se casamento desse jeito. Por exemplo, o DJ Alok casou-se com a médica Romana Novais em Bali, na Indonésia. O ex-jogador da seleção brasileira de futebol Cacá realizou seu casamento em Itacaré, na Bahia.

Há outros exemplos: Gisele Bündchen e o jogador de futebol americano Tom Brady fizeram duas cerimônias de casamento: uma na Califórnia e outra na Costa Rica. O ator Mário Frias se casou na cidade de Palhoça, em Santa Catarina.

É caro fazer um Destination Wedding?

Vendo exemplos tão pomposos, é fácil concluir que casar-se na praia ou no exterior é coisa de milionários. No entanto, com um pouco de disposição e organização, esse tipo de cerimônia fica disponível a quase todo mundo.

Você só precisa antecipar algumas questões importantes, principalmente no que diz respeito ao conforto dos convidados.

Antes de mais nada, tenha em mente que eles devem ser poucos. O Destination Wedding, por força das complicações logísticas, precisa ser mais reservado que os outros tipos de cerimônias. Ou seja, se pretende contar com muita gente, é melhor considerar fazer as coisas da maneira tradicional.

Além disso, escolha um local com uma variedade de hotéis e tenha alguém da própria cidade para auxiliar os preparativos. Quanto ao buffet, conte com fornecedores locais para baratear e simplificar os comes e bebes.

Se tomar esses cuidados e convidar poucas pessoas, os custos vão cair bastante.

Quais são os destinos mais comuns?

Não há dúvida de que as praias são os destinos preferidos dos noivos. A atmosfera romântica e isolada, assim como as belezas naturais são incomparáveis.

Mas também há boas opções para se casar em cidades históricas, fazendas e pontos turísticos. Minha recomendação é que, antes de escolher o destino, os noivos pensem em que conceito ou ideia gostariam de transmitir aos convidados.

Um ótimo ponto de partida é buscar um símbolo ou significado na forma como o casal se conheceu e usá-lo para escolher a localização. Por exemplo, vocês podem se casar na cidade em que se conheceram ou onde começaram a namorar.

Destination Wedding no Rio de Janeiro

Recapitulando: as melhores locações para um Destination Wedding são aquelas que oferecem:

  • belas praias (caso você queira se casar perto do mar);
  • muitas opções de hotéis;
  • ótimos fornecedores locais para descomplicar o seu buffet;
  • transporte de qualidade, seja ele público ou de aplicativos;
  • belezas naturais paradisíacas;
  • pontos turísticos.

Antes de finalizar este artigo, quero convidar você a pensar se o Rio de Janeiro não é a opção ideal para realizar o seu casamento. Afinal, a Cidade Maravilhosa atende a todos os critérios acima e ainda oferece outras opções inesquecíveis.

Aqui, temos os melhores restaurantes, moradores acolhedores, música inigualável e muito mais. No Rio, você tem a certeza de realizar uma cerimônia memorável e que pode sair muito mais barata do que outras alternativas de casamento pelo Brasil.

Espero que, agora, suas dúvidas sobre Destination Wedding tenham sido solucionadas. Afinal, esse tipo de casamento é muito bom para ficar relegado apenas a atrizes de cinema e jogadores de futebol. Faça o seu Destination Wedding agora!

O celebrante de casamento no Destination Wedding

E claro, há um último detalhe de que você deve se lembrar para ter um casamento inesquecível no modelo Destination Wedding: contratar um celebrante de casamento que seja experiente e sensível às necessidades dos noivos.

Essa pessoa vai conduzir a cerimônia, inclusive destacando os motivos que levaram à escolha daquela locação, recuperando os conceitos importantes para os noivos.

O que pouca gente lembra antes de se decidir é que trata-se de um casamento em diligência. Ou seja, ele não vai acontecer em um templo religioso, tampouco no cartório. Vocês até podem casar no civil depois, mas há uma solução mais prática: o casamento religioso com efeito civil.

Para celebrá-lo, você precisa contar com um tipo específico de celebrante, que é licenciado para realizar essas cerimônias. Durante o casamento, será assinado um termo que terá firma reconhecida alguns dias depois, sendo revertido na certidão de casamento.

Se quiser saber mais a respeito, entre em contato comigo. Posso explicar em detalhes como ganhar tempo realizando uma única cerimônia e ainda sugerir ideias de discursos e práticas que vão enriquecer o seu Destination Wedding!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *