Celebrante de Casamento: o que você precisa saber antes de contratar um

Antes de falar sobre o papel do celebrante de casamento, quero comentar sobre a própria cerimônia em que esse profissional atua. Afinal, o casamento evoluiu muito. Hoje, ele é visto de formas diferentes em contextos diversos.

Historicamente, passou de uma celebração de poder político à união entre famílias, depois tornou-se uma comunhão sagrada pelo amor. Hoje, representa sentimentos os mais elevados compartilhados entre duas pessoas, mas também, juridicamente,  o registro formal de união de laços civis.

Dada essa diversidade, será que contratar um celebrante de casamento pode ser interessante em qualquer situação? Nas próximas linhas, vou responder a essa pergunta, além de explicar como o profissional atua em cada contexto. Leia até o fim e entenda!

O que faz um celebrante de casamento?

Como o nome sugere, esse profissional tem como função celebrar cerimônias matrimoniais, sejam elas com ou sem conotação religiosa. Ou seja, diferentemente dos padres, pastores e outras autoridades religiosas, o celebrante também participa de cerimônias neutras ou não-religiosas.

Como você vai ver no fim deste artigo, em alguns casos ele também pode celebrar o casamento religioso com efeito civil. Esse tipo de cerimônia é muito prático, por resolver de uma única vez a celebração religiosa e as necessidades burocráticas da união civil.

O que esse profissional faz durante a cerimônia?

Em contextos os mais diversos, ele toma para si a enorme responsabilidade de dirigir os ritos da união entre duas pessoas que se amam. Durante a celebração, deve também proferir palavras carregadas de significado para os noivos, seus amigos e familiares.

Ou seja, ele deve ser uma pessoa calma, experiente e que saiba se expressar de forma profunda usando uma linguagem simples. Lembre-se: o celebrante é alguém que estará eternizado na sua cerimônia, e ele deve estar ciente do quanto isso significa para você.

Celebrante é o mesmo que cerimonialista?

Agora que você já compreendeu o que esse profissional oferece, vamos desfazer um erro comum. Muita gente faz confusão entre celebrante e cerimonialista. Esses dois são profissionais diferentes, embora possam trabalhar juntos em algumas cerimônias:

  • Celebrante de casamento — como eu disse acima, é ele quem profere o discurso da cerimônia, dando um significado mais profundo a cada etapa do rito, como os votos de casamento e outros. Sua função fica entre a de um apresentador-orador (nas cerimônias neutras) e a de um sacerdote ou autoridade religiosa (nos casamentos católicos e evangélicos, por exemplo);
  • Cerimonialista — esse ou essa profissional, por sua vez, dirige o cerimonial. Em outras palavras, é quem organiza a fila dos padrinhos e madrinhas, a entrada dos pais, dos noivos etc.

Celebrante de casamento, mestre de cerimônia ou animador?

O mestre de cerimônia atua não apenas no momento de celebração, mas durante toda a cerimônia. Em alguns casos, ele chega a estar presente até na festa. É quem anuncia as atrações e chama a atenção do público para cada etapa.

O apresentador tem função semelhante à do mestre de cerimônias, com a diferença de que ele é menos formal. Enquanto o primeiro atua discretamente, é comum o apresentador chamar mais atenção para si.

Por último, temos o animador. Esse profissional envolve os convidados em dinâmicas, brincadeiras e torna o ambiente mais animado e descontraído.

Repare que nenhum deles substitui o celebrante, já que apenas ele tem como atribuição guiar as solenidades e discursar durante o casamento propriamente dito.

Qual é o preço médio de um celebrante de casamento?

O valor médio cobrado por celebrantes de casamento é de R$2.000. Se fizer uma pesquisa rápida, você vai perceber que é um preço muito próximo daquele que cobram mestres de cerimônia para participar de eventos corporativos.

No entanto, é possível encontrar valores muito mais altos que esse, já que é um serviço que tem como função ser personalizado. Há celebrantes que atendem fora de suas cidades ou estados de origem, e isso também influencia no preço.

A dica que deixo a você é que não pense apenas na questão financeira ao contratar. O celebrante é alguém que vai estar nas suas fotos e, principalmente, na memória afetiva dos convidados e noivos. As palavras dele, durante a cerimônia, têm poder transformador e carregam lições que vão ficar na memória dos presentes para a vida toda.

Ele só celebra casamentos religiosos?

Não. O celebrante, via de regra, é o profissional mais versátil quando o assunto são cerimônias de casamento. Mesmo que ele esteja vinculado a alguma igreja ou religião, seu trabalho não necessariamente é de cunho religioso.

Quem contrata um celebrante, pode realizar um de diferentes tipos de casamento:

  • Casamentos neutros — que não seguem os ritos recomendados por nenhuma religião específica;
  • Casamentos ecumênicos — em que estão presentes ritos e pessoas de diferentes religiões como a evangélica, católica, judaica, espírita e outras.

Pode ser que seja ele próprio o representante de uma religião específica. Se isso acontecer, o celebrante poderá atuar no chamado casamento religioso com efeito civil.

O casamento religioso com efeito civil

Trata-se da celebração do casamento religioso e civil em ocasião única. Em outras palavras, seu casamento religioso pode ser reconhecido como uma união civil, da forma como o Estado exige.

O casamento religioso com efeito civil, no entanto, requer alguns cuidados para ser realizado. Primeiro, o celebrante com efeito civil precisa ser uma autoridade religiosa: um padre, pastor, rabino ou reverendo, por exemplo.

Em segundo lugar, você deve saber que a certidão de casamento não fica pronta na hora. O que você recebe no dia do casamento é o Termo Religioso com Efeito Civil, que precisa ser encaminhado ao cartório para, em 30 dias, ser emitida a certidão.

Se os noivos são católicos, também vale lembrar que esse tipo de casamento precisa ser realizado na igreja, já que os padres não têm autorização para celebrar em diligência, isto é, fora de suas paróquias.

Ao longo dos anos, o casamento evoluiu muito. Foi se tornando uma cerimônia muito diversificada, o que permite aos noivos personalizar suas escolhas. Justamente para atender a essa necessidade de personalização é que o celebrante de casamentos existe.

Se você também está em busca de uma experiência única na celebração do seu casamento ou ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato comigo. Estou pronto para ajudar você a investir em uma cerimônia leve, descontraída, única e inesquecível!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *