Há diversas razões para que os noivos decidam realizar a cerimônia do grande dia de uma forma alternativa e especial. Dentre as maneiras escolhidas para inovar, a preferida parece ser mesmo o casamento na praia.
Em contato com a natureza, num clima romântico e reservado fica muito mais interessante receber amigos e familiares para compartilharem um momento tão importante. Afinal, a ideia não é que o casamento seja inesquecível?
Neste artigo, vou abordar as possibilidades do casamento na praia. Você vai ver que, não necessariamente, ele é mais caro e trabalhoso que a cerimônia tradicional. Também vou dar dicas sobre para quem ele é indicado. Leia até o fim!
O que é o casamento na praia e como ele funciona?
Não é exagero afirmar que a maior parte das pessoas só viu um casamento na praia em algum filme ou novela. De fato, ainda são poucos os casais que se decidem por esse tipo de cerimônia, e vale a pena tirar algumas dúvidas e desmistificar alguns assuntos.
A autorização para o casamento na praia
O primeiro ponto que você deve saber é que casar na praia também precisa de uma sondagem do local, a exemplo do que acontece com as igrejas.
Embora o evento seja ao ar livre e as praias sejam locais públicos, realizar qualquer cerimônia em espaço aberto precisa de autorização da prefeitura. Via de regra, essa autorização não é difícil nem burocrática, mas não deve ser ignorada, sob risco de a cerimônia ser interrompida pela polícia ou órgãos fiscalizadores.
O horário do casamento
É possível casar na praia em qualquer horário, até mesmo à noite. No entanto, essa opção exige um item de decoração a mais: a iluminação. O efeito que você pode tirar disso, por outro lado, é maravilhoso.
Há quem faça a luz usando tochas e refletores, reforçando a sensação intimista, por exemplo! Só leve em consideração que, para ter boas fotos, a preocupação com a iluminação do local precisa ser redobrada.
O clima do casamento na praia
Quanto ao clima, tenha em mente que uma chuva forte pode estragar o grande dia. Esse tipo de inconveniente pode ser facilmente evitado se você escolher os meses certos (isto é, aqueles com tempo mais seco) para se casar.
Isso pode variar de região para região. No Sudeste, por exemplo, os meses de dezembro e janeiro são os mais arriscados (além de serem épocas em que as praias estão muito cheias, por conta das férias escolares e feriados de fim de ano).
Consulte as melhores datas para a região onde o seu casamento vai ser celebrado.
Casamento na praia e elopement wedding
A expressão inglesa elopement wedding quer dizer, numa tradução ao pé da letra, algo como “casamento em fuga”.
Embora a tradução possa assustar, trata-se de um tipo de casamento mais reservado, em que estão presentes apenas o celebrante, os noivos e, em alguns casos, uns poucos convidados. Essa é uma ótima maneira de casar na praia se você gostaria que a cerimônia fosse o mais íntima possível.
Se você busca um casamento intimista, a cerimônia na praia é uma ótima ideia.
Para quem é indicado o casamento na praia?
As pessoas estão acostumadas a verem famosos se casando desse jeito, o que dá a entender que esse tipo de cerimônia é algo muito requintado e caro. No entanto, como você viu nos tópicos acima, as coisas não são bem assim.
Qualquer pessoa pode se casar na praia, desde que esteja em condições de realizar alguns preparativos e modificações para valorizar o que essa opção tem de melhor:
- solicitar a autorização na prefeitura da cidade onde o casamento vai ser realizado;
- talvez reduzir o número de convidados, dadas as limitações logísticas de se locomover até uma praia;
- contratar iluminação específica (como tochas, por exemplo), caso a celebração seja à noite.
É muito caro fazer um casamento na praia?
A resposta é não: casar-se na praia não precisa ser caro. Tudo é uma questão de organizar a cerimônia de uma forma que caiba no seu bolso.
Se a ideia for se casar em outra cidade — por afinidade com o local ou porque você mora em um dos estados brasileiros que não são banhados pelo mar — recomendo que consulte primeiro a cidade do Rio de Janeiro.
Afinal, é um local de reconhecidas belezas naturais, além de uma capital com praia e toda a infraestrutura necessária para receber seus convidados da melhor maneira possível: aeroportos, rodoviárias, restaurantes, hotéis e transporte público à disposição.
Além disso, a enorme quantidade de praias na capital carioca e no interior do estado expandem o leque de opções para você, na hora de escolher a locação.
Um celebrante de casamento na praia
Isso, com certeza, é algo que não pode faltar: alguém que vai se dirigir até o local e conduzir a cerimônia de união dos noivos. Nesse momento, conte com um profissional que já está acostumado a oferecer esse tipo de serviço e tem experiência com diferentes tipos de celebração.
Afinal, casar na praia é bem diferente das cerimônias tradicionais, e eu me dei conta disso recentemente, ao celebrar mais uma reunião na cidade de Arraial do Cabo (RJ). Até relatei a experiência aqui no blog.
O que os noivos esperam, com esse tipo de cerimônia, é que seja algo único e muito mais focado em ser especial para os participantes. Não se trata, na maior parte das vezes, de uma ocasião para ostentar luxo: a ideia é reforçar a intimidade entre o casal e os convidados, compartilhando a emoção de uma união.
Se quiser contar com meus serviços no seu casamento, estou à disposição. Agora, se o que você quer é tirar dúvidas sobre o casamento na praia, pode entrar em contato também, para conversarmos!
Rafael Lessa é Celebrante de Casamentos no Rio de Janeiro/RJ e em qualquer lugar onde seja chamado, com mais de 16 anos de experiência.
Ele tem como missão garantir para você uma celebração inesquecível e cheia de emoções.