Cerimônia das Areias – Entenda o que é e Como Funciona no Casamento

Antigamente, utilizava-se a cerimônia das areias ou ritual das areias nos casamentos em que cada noivo pertencia a uma religião. O fato de esse ritual cumprir uma função simbólica bonita e importante era utilizado para dar profundidade e significado ao matrimônio.

Com o tempo, também as pessoas que se casavam pela segunda vez passaram a aderir ao ritual das areias e, hoje, ele é parte de muitos casamentos, religiosos ou não. A analogia emocionante que esse tipo de cerimônia suscita é muito comovente.

Neste artigo, vou explicar tudo sobre o ritual das areias. Você vai entender o papel dele nas celebrações, como as cores ajudam a transmitir essa ideia e como deve ser a postura do celebrante de casamento. Leia até o fim e fique por dentro do assunto!

O que é a cerimônia das areias?

Trata-se de uma forma relativamente nova de conduzir cerimônias de casamento. O celebrante, baseando-se em um exercício de misturar diferentes cores de areias em um pote grande, constrói uma analogia — isto é, uma comparação — entre a vida futura dos noivos e os grãos de areia que são revolvidos no recipiente.

Assim como a mistura desses grãos forma uma areia inseparável, também a união dos noivos forma algo totalmente novo e muito forte. Colaboram com essa união pais, padrinhos e outros amigos próximos do casal, por isso, cada um toma parte no ritual com seu próprio pote de areia.

Qual é a sua função no casamento?

O ritual das areias existe para lembrar aos noivos que o casamento é a união entre duas pessoas que não são completamente iguais. Assim, cada parte contribui com o que tem de melhor para que a relação seja saudável e duradoura.

A cerimônia das areias também tem a função de lembrá-los que eles não estão sozinhos. Por isso, outras pessoas também tomam parte no ritual, um primeiro passo para formar a rede de apoio dos noivos para os anos futuros.

Ou seja, se o que você busca é mostrar a todos os presentes que o laço matrimonial é muito mais do que uma cerimônia, essa é uma ótima maneira. A cerimônia das areias transmite todo o comprometimento, a responsabilidade e o amor que devem marcar o casamento, criando um vínculo forte.

O que as cores das areias significam?

Dependendo da variante da cerimônia das areias, são usados grãos de cores específicas. Depois, quando misturados no pote maior, eles tornam-se algo homogêneo e a cor dessa mistura fica indefinida, o que cria um efeito muito bonito.

Mas não é só por razões estéticas que alguns noivos optam por usar grãos coloridos. Cada cor, segundo o ritual, representa um tipo de sentimento específico que deve estar presente para que a união dos casados dure:

  • Vermelha — representa o amor e a paixão dos noivos, uma chama que deve estar sempre acesa;
  • Verde — como em outros contextos, representa tranquilidade e esperança;
  • Amarela — o amarelo pode significar prosperidade ou luz, no sentido de energia para o amor e para a vida;
  • Rosa — esta cor representa a sensualidade, assim como a paixão e o romantismo do casal;
  • Azul — o azul evoca os sentimentos de serenidade e tranquilidade.

Um exemplo de uso do ritual das areias

O ritual das areias não é uma cerimônia fechada em seu funcionamento, ou com regras muito rígidas. Ela pode ser adaptada a diferentes contextos, e funciona mesmo em cerimônias religiosas tradicionais. Ser bastante moldável é sua maior característica.

Para ilustrar sua aplicação, vou citar uma das ocasiões em que fui celebrante na cidade de Arraial do Cabo — uma cerimônia menos tradicional nos moldes de um casamento na praia — e sugeri aos noivos esse tipo de celebração. A ideia surgiu porque eles queriam homenagear os poucos convidados que compareceram à cerimônia (era um casamento do tipo conhecido como Destination Wedding).

Sugeri que fizéssemos isso de uma forma que todos participassem. Cada um receberia um potinho com a sua inicial e uma cor que o identificasse. À medida que os familiares depositavam a areia no recipiente maior, eu lia um texto escrito pelos noivos para convidado.

O texto e a cerimônia, juntos, formavam para os convidados o que os noivos pensam sobre o casamento e porque todos estavam ali.

A função do celebrante na cerimônia das areias

Como você deve ter percebido ao longo da leitura deste artigo, para que a cerimônia das areias funcione adequadamente, ela de organização e direção.

A pessoa mais indicada para fazer essa cerimônia é o celebrante de casamento. Afinal, ele conduz a cerimônia, é responsável pelas palavras que serão ditas e pela transmissão de um significado da cerimônia, de forma geral.

Como dica mais importante deste conteúdo, recomendo que vocês, noiva e noivo, contratem esse profissional e, mais do que isso, que sejam criteriosos ao fazê-lo. O celebrante de casamento ou mestre de cerimônias é alguém que deve:

  • ter experiência em celebrações mais e menos convencionais, sendo capaz de se adaptar às necessidades dos noivos;
  • se expressar bem e conseguir elaborar discursos que emocionem os convidados;
  • conhecer o ritual das areias e já ter realizado esse tipo de cerimônia anteriormente;
  • ser organizado, pontual e prestativo.

Como diferencial, recomendo que vocês recorram a alguém que possa oferecer a opção de um casamento religioso com efeito civil. Esse modelo é muito interessante, sobretudo para quem faz questão de uma cerimônia menos tradicional.

O ritual das areias, antes muito ligado apenas a cerimônias ecumênicas — em que cada um dos noivos pertence a uma religião cristã — hoje, é quase universal. E não é à toa: ele é pleno de beleza, profundidade e significado.

Se quiser saber mais sobre a cerimônia das areia, sua aplicação e a importância do mestre de cerimonia, basta entrar em contato comigo. Estou à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *