A renovação de votos é uma forma sincera de celebrar o amor e reafirmar as promessas que os noivos fizeram no dia do casamento.
Mas ela pode ter outros significados também, como é o caso de quem se casou no civil anos atrás e gostaria de viver uma cerimônia de união, ainda que tardia. Também não há muitas regras para a renovação de votos, o que, como veremos nas próximas linhas, faz dela um evento bem instigante.
Neste artigo, vou falar um pouco a respeito dessa prática cada vez mais comum entre casais de todas as idades. Continue a leitura e entenda o que é, para que serve a renovação e tenha ainda algumas dicas para realizar a sua.
O que é renovação de votos de casamento?
Uma renovação de votos é uma cerimônia de celebração cujo intuito é permitir ao casal relembrar os votos de casamento e reafirmá-los, depois de passados alguns anos. Isso pode ser feito de diversas formas: pode ser perante um grande grupo de convidados ou de maneira reservada, por exemplo.
Não há nenhuma demanda prática que a renovação deve atender nem nenhuma data específica para que ela aconteça. O mais comum, no entanto, é que o casal espere um aniversário de casamento ou algum outro marco especial (5, 10 ou 25 anos de casados) para organizar esse momento.
Ou seja, as cerimônias de renovação de votos são opcionais e não têm validade legal, como seria o caso de um casamento tradicional. Em outras palavras, nenhum registro do evento terá validade diante da lei ou poderá ser usado para finalidades jurídicas.
A renovação de votos também é diferente das cerimônias de bodas — essa sim, bastante tradicional nos seus rituais — que têm como finalidade pura e simplesmente comemorar e marcar a passagem do tempo de um casamento.
Por que fazer a renovação de votos de casamento?
Ora, se não tem validade perante a justiça, porque seria interessante realizar uma cerimônia como essa? Não é melhor aguardar pelas bodas?
Na verdade, são diversas as razões que levam os casais a renovarem seus votos publica ou reservadamente.
Por exemplo, pode ser que os dois não tenham se casado apenas no civil anos atrás, por não terem tido condições financeiras de realizar uma festa de casamento convencional, à época. Então, eles têm uma nova chance de reunir seus convidados.
A renovação de votos também pode se dar para comemorar a superação de alguma adversidade: uma doença, a infidelidade ou outra situação no seu casamento que requeira repensar o caminho já trilhado e seguir com a bela renovação do comprometimento da vida a dois, agora sob uma ótima mais ampla e significativa.
E, claro, também pode ser que o casal esteja tão louco de amor após o primeiro ano de bodas que os noivos simplesmente queiram dizer “eu quero” novamente. Para os românticos, planejar uma renovação surpresa de votos com o seu parceiro ou parceira pode ser uma forma de reacender a chama da paixão.
Como e onde esse tipo de cerimônia acontece?
Assim como não existem dois casais com histórias iguais, nenhuma cerimônia de renovação de votos matrimoniais será a mesma.
Quem quer renovar os votos pode escolher entre uma variedade de opções e selecionar o que deseja para a cerimônia, chegando a um evento personalizado de que noivos e convidados vão se recordar para sempre.
O acontecimento pode ser realizado em praticamente qualquer lugar, desde que os cônjuges estejam à vontade com a escolha. Pode ser uma cerimônia na praia, em um salão de festas, hotel ou em casa mesmo.
O número de convidados também pode variar, de modo que é possível fazer uma festa para muitos familiares e conhecidos ou para nenhum: muitos rituais de renovação de votos contam apenas com os noivos e o celebrante de casamento.
A renovação em Destination Wedding ou Elopement Wedding
Quem já leu meus artigos sobre Destination Wedding percebeu que é uma opção que pode se encaixar perfeitamente na renovação de votos. Afinal, partindo de um pressuposto de que se trata de uma cerimônia não convencional, fica muito interessante comemorar em uma locação turística.
O mesmo vale para o Elopement Wedding, que é um tipo de celebração bastante intimista, fora dos limites do culto, igreja, templo ou sinagoga e realizada para pouquíssimas ou nenhuma pessoa.
Enfim, a renovação de votos não apenas é empolgante como pode ser muito versátil!
O celebrante de casamento na renovação de votos
A exemplo do que acontece nos casamentos mais ou menos tradicionais, é o celebrante quem tem papel fundamental em uma renovação de votos.
Como vimos ao longo deste conteúdo, os noivos decidem renovar suas bodas por uma série de motivos, e esses motivos devem ser comunicados aos presentes ou mesmo relembrados numa cerimônia intimista.
Então, cabe ao celebrante organizar e repassar essa mensagem, estando certo da clareza com que ela é transmitida. Ele também pode sugerir uma determinada ordem de eventos para a cerimônia, dando um desencadeamento lógico ao evento.
Como já disse algumas vezes neste blog, contar com os serviços de um celebrante de casamento ajuda a conferir profundidade e significado à cerimônia, seja ela um casamento ou uma renovação. Isso é feito por meio das palavras, gestos, organização temática ou sugerindo intervenções como a cerimônia das areias.
Não importa o motivo de você decidir por uma renovação de votos. O importante é que ela seja incrível e seja lembrada pelo resto das vidas do casal.
Se quiser contar com a minha ajuda nesse momento, deixe uma mensagem para mim. Estou disponível para tirar todas as suas dúvidas!
Rafael Lessa é Celebrante de Casamentos no Rio de Janeiro/RJ e em qualquer lugar onde seja chamado, com mais de 16 anos de experiência.
Ele tem como missão garantir para você uma celebração inesquecível e cheia de emoções.